domingo, 19 de janeiro de 2014

9 truques para emagrecer aparentemente estranhos, mas que funcionam.


Quem busca perder peso de forma saudável sabe que dietas radicais nem sempre funcionam. Quando terminam, não demora para os quilos voltarem a aparecer na balança!
Mais importante do que passar por uma restrição alimentar é adquirir bons hábitos que levará para a vida toda!
Na lista abaixo há 9 estratégias simples elaboradas com a ajuda da nutricionista Marina Donadi que vão ajudá-la a emagrecer de forma saudável e mais: manter o peso de uma vez por todas! Confira!

1. Sente-se no lugar certo


Em encontros com os amigos, happy hour e jantares, comer mais do que devia é quase inevitável. Mas há uma maneira de evitar os excessos: escolher o lugar certo ao se sentar à mesa. Em geral, a maioria da comida fica nas áreas centrais. Então, que tal optar pelos assentos da ponta? Quanto mais longe das guloseimas, mais fácil será resistir às tentações!


2. Assista menos TV


Um adulto passa cerca de cinco horas por dia em frente à televisão. Pois saiba que isso deve ser evitado! Primeiro porque quase tudo o que você fizer em vez de assistir TV gastará mais calorias. Depois considere que, ficando em frente à TV por muito tempo, você provavelmente beliscará mais alimentos ao longo do dia.



3. Coma em pratos pequenos


Um buffet de sorvete foi o cenário para um estudo liderado por Brian Wansink, da Universidade Cornell. Professores de nutrição e estudantes de graduação receberam tigelas de diferentes tamanhos para se servir. O resultado? Pessoas com as taças de tamanho grande serviram-se de cerca de 31% mais sorvete do que os grupos com recipientes pequenos.
Esta é a prova que você precisava para passar a se servir em pratos menores! A nutricionista Marina Donadi dá a dica: sirva-se com um prato convencional para uma bela salada de folhas. Já para o restante dos alimentos, opte por um prato menor, tipo os de sobremesa.

4. É preciso suar


Isso você já está cansada de saber. Para emagrecer, é importante se exercitar! Além de aumentarem a queima calórica, as atividades físicas são cheias de benefícios para a saúde cardiovascular e mental. Uma mistura de exercícios aeróbicos e tonificação muscular 5 vezes por semana é o ideal para manter a boa saúde.




5. Durma em um quarto frio




Um quarto com temperaturas mais baixas pode melhorar tanto o seu sono quanto o seu metabolismo. Além de evitar ser acordada pelo desconforto do calor, um quarto fresco faz com que seu corpo trabalhe para se manter aquecido durante horas. É mais uma maneira de queimar calorias!




6. Beba vinho


Um estudo realizado em Boston acompanhou mais de 19.000 mulheres por cerca de 13 anos e descobriu que aquelas que ingeriam uma dose de bebida alcoólica diariamente ganharam menos quilos do que os que não bebiam ou dos que bebiam demais. E o ganho de peso foi menor entre os bebedores de vinho. Embora os pesquisadores não tenham uma explicação clara para isto, eles observaram que os indivíduos que beberam um copo ou dois de vinho comiam menos calorias ao longo do dia.



7. Cuidado na hora de adoçar

Usar alternativas para o açúcar podem tirar o peso na sua consciência, não é? Mas, cuidado! Uma pesquisa sugere que os ratos alimentados com alternativas ao açúcar, como o adoçante, eventualmente ganharam mais peso do que aqueles alimentados com açúcar. Os cientistas acreditam que, como o açúcar falso não vem com calorias adicionais, o sistema digestivo fica confuso e não queima calorias, regulando a ingestão de alimentos da forma que faria com o açúcar real. Ou seja: a melhor alternativa é consumir pequenas quantidades de açúcar natural, como o contido em iogurtes e frutas.

8. Alimente-se bem


Escolher bons alimentos é fator determinante para quem busca perda de peso e levar uma vida saudável. A nutricionista Marina Donadi explica que os alimentos integrais gastam mais energia para serem digeridos do que os alimentos refinados. Por isso, faça substituições inteligentes: troque o arroz branco pelo integral ou um suco industrializado por uma fruta. A longo prazo, a diferença na gordura total será significativa.



9. De olho nas alergias

Para algumas pessoas que tomam medicamentos para controlar alergias, o ganho de peso pode ser comum. Pessoas que tomam anti-histamínicos são cerca de dez quilos mais pesadas do que as não medicadas. O problema pode acontecer porque os anti-histamínicos do tipo H1 (como Claritin ou Allegra) bloqueiam os histamínicos do sistema imunológico, que desempenham um papel importante no apetite e na quebra de gordura. Fique de olho: se você tem problemas com alergias e sintomas controlados por anti-histamínicos, pode ter que ajustar a dieta e exercícios para compensar.

sábado, 4 de janeiro de 2014

10 usos diferentes para o creme dental

Polimento, limpeza, remoção de sujeiras e riscos. Surpreenda-se com estes e outros benefícios do creme dental

O creme dental é um produto de preço acessível e muito fácil de encontrar. Não é novidade que sua função primordial é a limpeza e brilho dos dentes. Mas o que muitas pessoas desconhecem é que o creme dental pode ser um aliado em algumas atividades e limpezas domésticas. Sua fórmula com abrasivos e detergentes suaves misturados com agentes espessantes dá ao creme dental algumas possibilidades de uso inusitadas! Conheça algumas delas:
Atenção: as tarefas abaixo são válidas para o creme dental tradicional (pasta branca). Não use creme dental colorido ou géis porque eles podem provocar manchas.

1. Polir joias


O creme dental pode ajudar a tirar manchas e devolver o brilho de suas joias. Com o auxílio de uma escova macia, aplique uma fina camada de creme dental em suas joias manchadas e sem brilho. Friccione suavemente, lave com água e seque com pano macio. Se a mancha ou opacidade estiver muito forte, o recomendado é aplicar uma camada mais espessa e deixar agir por uma hora. Depois é só lavar e secar (como no processo anterior). O uso não é recomendado em pérolas, pedras e strass. Por se tratarem de objetos mais sensíveis, os mesmos correm o risco de serem riscados.

2. Limpar DVDs e CDs arranhados





Aplique gentilmente uma pequena quantidade de creme dental sobre os CDs e DVDs, começando do centro em direção à borda. Enxágue com água e seque com um pano de microfibra para evitar riscos.










3. Preservar solas de calçados




Com o uso, as solas dos tênis e calçados costumam ficar muito encardidas. Esfregá-las com creme dental e uma escova pode ajudar a conservar as solas mais limpas. O mesmo vale para os calçados de couro branco.




4. Remover manchas de água dos móveis




Quando um copo com líquido gelado é esquecido em cima de um móvel de madeira é comum deixar uma marca. Para removê-la aplique uma pequena quantidade de pasta de dente em um pano macio e lustre o móvel. Não é preciso força. Talvez seja necessário repetir o processo.





5. Desembaçar óculos





Esfregue uma pequena quantidade de creme dental nas lentes dos óculos ou máscara de mergulho e enxágue abundantemente. Não realize este procedimento em lentes com revestimentos especiais, tais como tratamentos antirreflexo.




6. Remover manchas no colarinho





O procedimento é simples: com o auxílio de uma escova de dentes, aplique o creme dental em manchas de sujeira acumuladas nos colarinhos das camisas. Enxágue e proceda com a lavagem normal.






7. Recuperar suas unhas




Sabe quando você tira o esmalte e percebe que suas unhas estão amareladas e com um aspecto fraco? Então: creme dental nelas! Aplicar creme dental nas unhas ajuda a recuperar o brilho das mesmas.



8. Tapar buracos das paredes




Por incrível que pareça, o creme dental também pode dar uma forcinha para tapar pequenos buracos da parede. Preencha-os com creme dental e alise o buraco com um pedaço de papelão. Se necessário, repita o processo, uma vez que o creme dental pode encolher após seco.






9. Remover cheiro de alho e cebola das mãos





Se depois de preparar o almoço ou jantar suas mãos ficaram com aquele cheirinho de alho e cebola, lave-as com pasta de dentes. O cheiro desagradável desaparecerá.





10. Polir objetos cromados




Acessórios de banheiro cromados, como torneiras, porta toalhas e porta papel higiênico podem recuperar o brilho com uma camada de creme dental. Aplique o produto, enxague e seque com um pano. Não exagere na quantidade pois estes objetos podem se desgastar com o tempo.




Dica importante

Não use pasta de dente em queimaduras ou em seu rosto para eliminar as espinhas. Por conter detergentes e mentol, o creme dental pode causar alergias e irritações na pele.
Os produtos de limpeza comuns são formulados com uma grande quantidade de abrasivos. O creme dental pode ser uma opção mais suave de limpeza com o benefício de conter uma quantidade menor de abrasivos e produtos químicos. Inclua-o em sua lista de compras!

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

7 receitas de beleza com pepino

Por ser rico em água, o pepino é um hidratante potente para a pele e até para os cabelos.

Cortar um pepino e comer unicamente com sal, como se fosse uma fruta ou um salgado qualquer, é uma das maneiras de aproveitar os benefícios desse vegetal tão prático. Seu consumo não exige que o cozinhemos ou temperemos demais, que inventemos saladas rebuscadas e molhos mirabolantes, o que o torna um alimento simples e saboroso. Até quando o pepino é elaborado de modo mais intenso, como quando está em conserva – o famoso picles –, ele ainda faz sucesso na cozinha e pode ser usado nos mais variados tipos de receita.
O pepino, entretanto, não é usado apenas na culinária. Há muitos anos que já se conhece seu poder em tratamentos de beleza, seja para acalmar olhos cansados, seja para tonificar a pele. A dermatologista Helena Zantut explica que, apesar de sua principal característica ser o efeito refrescante, ele também é capaz de hidratar devido à grande quantidade de água que contém.

1 – As famigeradas rodelas de pepino nos olhos


Porque possui alta concentração de água, o pepino pode ajudar a diminuir o inchaço e amenizar os sinais de cansaço nos olhos. O ideal é manter o pepino na geladeira por algum tempo antes de corta-lo para usar nos olhos. O frio também ajuda a melhorar o aspecto dos olhos cansados. Mantenha as rodelas sobre eles por cerca de 15 minutos.

2 – Potente reconstrutor capilar


Para mulheres que passam muito tempo na piscina, evitar que o cloro danifique os fios é tarefa quase impossível de ser cumprida. Mas os efeitos nocivos desse produto químico podem ser diminuídos com o uso de uma receita simples que leva pepino. Para Helena, “o pepino hidrata os cabelos, mas tem efeitos limitados, como qualquer creme capilar – por isso convém usá-lo junto com vitaminas e outros hidratantes”.
Você vai precisar de um ovo, uma colher de sopa de azeite de oliva e um quarto de pepino descascado e batido no liquidificador. Misture todos os ingredientes e espalhe pelo cabelo, deixando agir por 10 minutos. Em seguida, retire com bastante água.

3 – Tônico poderoso


Bata um pepino no liquidificador, jogando o resultado sobre uma peneira forrada com gaze. Espere que o “suco” escorra e adicione duas colheres de chá de mel. Espalhe com a ajuda de um algodão sobre o rosto e o colo, deixando a “máscara” por 15 minutos e retirando em seguida.

4 – Máscara facial hidratante


Você vai precisar de meia xícara de pepino picado, meia xícara de abacate picado, uma clara de ovo e duas colheres de chá de leite em pó. Bata tudo no liquidificador até obter uma pasta homogênea. Coloque a mistura na geladeira por meia hora e, em seguida, espalhe uniformemente pelo rosto. Você pode ficar com ela por meia hora ou até que ela esteja seca. Retire com água morna.

5 – Banho relaxante


Em uma banheira de água morna, acrescente duas xícaras de sal de Epsom (sulfato de magnésio), um pepino fatiado, folhas de hortelã e algumas gotas de óleo essencial. Ficar mergulhada ali por algum tempo pode ter efeitos relaxantes e refrescantes.

6 – Máscara facial


Batendo um pequeno pedaço de pepino com uma gota de óleo essencial de alecrim no liquidificador e adicionando uma clara batida em seguida, você obtém uma máscara facial que só não deve ser usada na região dos olhos e da boca. Espalhe suavemente com os dedos e retire 15 minutos mais tarde.

7 – Máscara com iogurte


Bata meio pepino no liquidificador com uma colher de sopa de iogurte natural. Essa máscara pode ser aplicada tanto no rosto quanto no pescoço e no colo. Deixe a máscara agir por 15 minutos e retire em seguida, enxaguando com água morna.
Helena afirma que “o pepino é um vegetal que traz ainda mais benefícios se for ingerido, por ser rico em complexo B (importante para os neurônios), em lignana (que ajuda na prevenção de câncer), além de hidratar muito por ser rico em água.