sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Lista dos 20 alimentos mais saudáveis – parte 2



A dica de hoje é a continuação da ultima postagem, para você que deseja uma vida mais saudável, aqui fica a dica.

11 – Mirtilos

O Mirtilo possui um valor nutritivo indiscutível; é um fruto conhecido pela sua riqueza em diversas vitaminas como a A, B, C e PP, possuindo ainda sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, açucares, pectina, tanino, ácidos cítrico, málico e tartárico. Conhecido como o rei dos antioxidantes e o fruto da juventude, o Mirtilo está no topo dos alimentos com maior teor de antioxidantes, ultrapassando as vantagens de outros vegetais como repolhos, espinafres e brócolis.
E, por todo o mundo, há laboratórios que investigam e estudam os benefícios que o Mirtilo traz à nossa saúde. Já se determinaram as suas propriedades de antisséptico, anti-diarreico e anti-hemorrágico. Contribuem também para tratar constipações, atonia intestinal e problemas circulatórios. Experiências realizadas pela Tuft’s Universidade de Boston mostraram que este pequeno fruto é capaz de reparar os danos causados pelo envelhecimento no cérebro. De fato, dadas estas propriedades singulares, a baga do Mirtilo é obrigatória na dieta dos astronautas da NASA. Os Mirtilos têm no entanto algumas contra indicações. Devido ao alto teor em taninos não devem ser consumidos durante mais de 3 meses, nem folhas nem frutos, podendo causar irritação do estômago e intestinos, sobretudo se existirem problemas de gastrites ou úlceras.

12 – Cenoura

A cenoura é uma planta herbácea de raiz grossa originária da Ásia e pertencente à família Apiacea. Possui alto valor nutritivo, sendo uma das melhores fontes de vitamina A. Contém também carboidratos, cálcio, sódio, vitaminas B1, B2, C, potássio e o betacaroteno, responsável pela cor laranja-avermelhada presente na cenoura. Esse último é bom para a pele e mantém a saúde dos olhos. Por ser uma ótima fonte de vitamina A, a cenoura reduz o risco de câncer e retarda o envelhecimento.


13 – Espinafre


O espinafre possui substâncias antioxidantes, responsáveis por bloquear as substâncias causadoras de câncer. Além disso, possui grandes quantidades de vitamina A e C, além da substância folato, importante para gestantes, uma vez que a mesma ajuda a prevenir defeitos neurológicos no bebê.


14 – Ervilhas


A ervilha oferece muitos benefícios à saúde, variando conforme a espécie do grão. De uma forma geral, podemos afirmar que os grãos possuem sais minerais, como cálcio, fósforo, ferro, enxofre, potássio e cobre, elementos que são constituintes estruturais dos tecidos corpóreos e reguladores orgânicos que controlam os impulsos nervosos. A leguminosa também possui vitaminas A, importante para a visão e para a formação de ossos; vitaminas do complexo B, que desempenham um papel importante no metabolismo energético; e vitamina C, importante nos processos de cicatrização.

 15 – Abacate

O abacate é o fruto do abacateiro, uma árvore da família das laureáceas, que pode atingir até 20 metros de altura. Suas folhas são utilizadas no preparo de chá, bom para a digestão, para combater infecção de garganta e tosse.
O abacate pode ser consumido sob a forma de salada, sopa e conserva. A parte comestível é a polpa verde-amarelada, de consistência mole, rica em proteínas, gordura, fósforo, açúcares e vitaminas. Como sua gordura é facilmente digerida pelo organismo, pode estar presente na dieta das pessoas que apresentam problemas digestivos.

 

16 – Nozes

As nozes trazem diversos benefícios para quem pratica qualquer tipo de atividade física. Por possuir aminoácidos essenciais, as nozes auxiliam na recuperação do tecido muscular depois do exercício. Além disso, a presença de ácidos graxos oleico e linoleico garante fontes de energia para o músculo esquelético. O ômega 3 atua, também, como importante substância anti-inflamatória.
As fibras presentes provocam maior sensação de saciedade de diferentes formas e retardam a absorção intestinal. Os aminoácidos, principalmente a leucina, diminuem a produção de um neurotransmissor relacionado com o aumento da fome, o que é bastante interessante.
As nozes também possuem grande quantidade de vitamina E selênio, importantes substâncias antioxidantes que combatem a formação dos radicais livres que, em excesso, podem ser prejudiciais.
A quantidade das nozes para os praticantes de atividade física vai depender do gasto energético, já que cinco nozes, cerca de 28 gramas, equivalem a 193 calorias. Em média, três nozes são suficientes.


17 – Alcachofras

A planta é natural de climas temperados, rebrotando sempre após o inverno. As partes comestíveis, chamadas de escamas ou pétalas, apresentam uma base carnosa. A hortaliça possui boas quantidades de vitamina A, C e sais minerais, como o ferro, o cálcio e o fósforo. A alcachofra também possui elementos eficientes que regulam o fígado, além de ser indicada nas dietas, em virtude de seu baixo teor calórico. Em virtude da quantidade de vitamina C presente na hortaliça, ela é indicada no combate a anemias e ao raquitismo.
A alcachofra é utilizada na culinária, no preparo de saladas. É aconselhável consumir a hortaliça rapidamente após a compra, uma vez que a mesma começa a perder suas qualidades após certo tempo. Os maiores produtores mundiais de alcachofra são a França, Itália e Espanha. No Brasil, os maiores estão concentrados no estado de São Paulo.



18 – Café



Os efeitos benéficos da bebida para a saúde são reconhecidos a um bom tempo. Desde o século XVIII, prescreviam-no como remédio nas farmácias. De fato, o café é rico em vitamina B, lipídios e sais minerais. Se consumido moderadamente, pode auxiliar na prevenção de inúmeras doenças, como o mal de Parkinson, a depressão, o diabetes, os cálculos biliares, entre muitas outras.
A cafeína presente na bebida estimula a atividade cerebral, a produção de endorfinas, além de melhorar a atenção e a concentração do indivíduo. O café ainda melhora a taxa de oxigenação do sangue, possui propriedades antioxidantes e combate os radicais livres presentes no organismo. É aconselhável a ingestão de até 5 xícaras de café por dia.

19 – Azeite de oliva extra-virgem

É o melhor exemplo de que nem toda gordura faz mal. Muito pelo contrário. O azeite de oliva extravirgem oferece atributos especialíssimos à saúde. Ele é rico em ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oleico, que melhoram o perfil das gorduras do sangue: abaixam o colesterol ruim e aumentam o bom. Além disso, por ser prensado a frio, o extravirgem é tão puro que pode ser comparado a um suco de frutas: preserva os antioxidantes da azeitona, notadamente os polifenóis e a vitamina E. Os antioxidantes do azeite impedem a ação dos radicais livres que provocam a oxidação do colesterol e o acúmulo de placas de gorduras nos vasos, concluiu um trabalho realizado por bioquímicos da Universidade Estadual Paulista em Botucatu, no interior de São Paulo, comprovando o que havia sido demonstrado em pesquisas anteriores conduzidas na Europa e nos EUA.

20 – Alface


A alface é originária do leste do Mediterrâneo e utilizada na alimentação desde 500 a. A alface se apresenta em vários tipos de folhas, cores, formas, tamanhos e texturas.
A folha contém vitamina A, C, niacina, minerais, como cálcio, fósforo e ferro. A vitamina A auxilia no funcionamento dos órgãos da visão e é boa para a pele. A vitamina C atua contra infecções, auxilia no processo de cicatrização, evita a fragilidade dos ossos e má-formação dos dentes. Funciona como calmante, combate a insônia. Utilizada também em aplicações tópicas de cataplasmas quentes em casos de inchaço e inflamações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário