quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Dicas Geniais para ser um profissional melhor.

Roupa


Pode até parecer fútil para alguns, mas muitos profissionais ainda pecam no vestuário. Há situações, como o abuso de decotes e transparências, e o uso de jeans em dias não permitidos, que podem criar problemas. Por esse motivo, é importante que o contratado adote o traje de acordo com a cultura da empresa e tenha a preocupação de adequar suas roupas ao ambiente de trabalho.

Postura

Cuidado com palavrões, gírias e falar alto no trabalho. Comportamentos como esses podem prejudicá-lo no ambiente corporativo. Por isso, é fundamental ser educado e manter a compostura mesmo em situações criticas.


Falta de Pontualidade

A atenção ao horário não é apenas na entrada ao trabalho, mas inclui ser pontual nas reuniões e outros compromissos da empresa. Além disso, o profissional deve respeitar o tempo estipulado para o almoço e cumprir suas tarefas no prazo.


Desrespeitar a hierarquia

Não acatar as regras da empresa é considerada insubordinação e pode levar a demissão. Além disso, passar por cima da posição pré-estabelecidas na instituição não é visto como pró-atividade. Em termos de postura, é essencial respeitar a hierarquia para evitar problemas na vida profissional. 

Assédio moral e sexual


Roubar ideias de colegas e se apropriar delas não só dá demissão como processo criminal. Deve-se contribuir com as idéias a fim de consolidá-las, mas jamais roubá-las, pois trata-se de “propriedade intelectual”, e roubá-las tem a mesma gravidade do roubo material, ou seja: é crime.

Assédio sexual é provocar relacionamento intimo sem o desejo e a permissão da outra pessoa, gerando constrangimento e desconforto no ambiente de trabalho. Isto também é causa de demissão.

Fofocas



Passar informações que ouviu dizer, sem saber a sua origem e veracidade, é muito perigoso. Se essa informação não vai agregar valor para a empresa, ou ainda, vai prejudicar alguém, para que passá-la adiante? Na maioria das vezes é melhor ouvir e silenciar. Afinal, temos dois ouvidos e apenas uma boca, portanto devemos ouvir muito mais do que falar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário